Notícias e eventos

Ensino Básico Militar

Publicado em 10 de Setembro de 2016

Colégio Militar Estadual Coronel Derly Luiz Viera Borges obtêm melhor nota da rede estadual no Ideb

Por:  NEUZELIR MOREIRA
Fotos: SECOM/RR

        A nota está acima da média nacional estipulada pelo Ministério da Educação

 

O Colégio Militar Estadual Coronel Derly Luiz Viera Borges, obteve a melhor nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas estaduais de Boa Vista. Fundado em 2012, esta é a primeira vez que a instituição foi avaliada pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

      O Colégio tem quatro anos de fundação, obteve nota 7.0, sendo a unidade da rede estadual com melhor desempenho do Estado, ficando acima da média nacional que é de 5,5 e igualando a notas à colégios militares de Goiás e Minas Gerais. Segundo diretor do CME, tenente-coronel Evandro Dias, o resultado do Ideb é a somatória do esforço conjunto da equipe gestora, professores, pais e alunos.

 

      “É uma satisfação para todos poder ver os resultados do trabalho, empenho e dedicação. Esta nota coloca nosso colégio em igualdade com diversos Colégios Militares em nível de Brasil, aumenta nossa responsabilidade, e nos motiva a incentivar nossos alunos a manter esse ritmo buscando sempre a melhoria da educação no Estado” destacou.

 

A gestora de ensino da unidade, Rozmeri Binsfild, comentou que o colégio segue uma rotina de disciplina que contribui para bons resultados. “Todas as pessoas que trabalham no colégio tem um único objetivo, que é ‘o saber do aluno’. Isso mostra o comprometimento com o ensino oferecido no CME. Toda metodologia utilizada tem por objetivo instigar o aluno a aprender mais, oferecendo sempre o melhor e incentivando principalmente o acompanhamento dos pais nas rotinas de educação deles”.

        O trabalho é realizado com os alunos no decorrer dos anos, no qual a equipe gestora estimula os alunos não apenas a se dedicar aos estudos, mas também a buscarem mais conhecimento por meio de pesquisas e grupos de estudos, como os clubes de matemática, robótica e ciências

IDEB

           O Ideb é uma ferramenta do MEC que a cada dois anos avalia o ensino brasileiro, onde o cálculo é realizado com base no fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono) e mede o desempenho de estudantes em português e matemática. Os dados levam em conta todas as redes de ensino.

          Segundo o site do instituto Anísio Teixeira, desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino, a média nacional passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas. Nos resultados divulgados em 2016, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Secretaria de Comunicação Social
do Governo do Estado de Roraima


Colégio teve a maior nota no IDEB/2015 no Estado.

Publicado em 08 de Setembro de 2016

        "Quero parabenizar a todos os professores, alunos, coordenadoras, equipe gestora, orientadoras educacionais, comando do corpo de alunos e todos os profissionais que fazem o Colégio Militar Cel PM Derly Luiz Vieira Borges, senhores e senhoras o Colégio teve a maior nota no IDEB/2015 no Estado, nota 7.0. Parabéns!"

                                                             

Ten Cel Evandro da Silva Dias 
         Diretor do Colégio

 

Consulte o resultado AQUI

Dia do combate à violência contra a pessoa idosa

Publicado em 14 de junho de 2016

    O Colégio Militar Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Cel PM Derly Luiz Vieira Borges”, na semana de 13 a 17 de junho, incluiu em seus trabalhos pedagógicos e educacionais o tema “O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS IDOSAS”.

     O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

     O objetivo do colégio é criar uma sensibilização junto à comunidade escolar, com relação ao tema mundial, social e político da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la.

   Os trabalhos serão direcionados pelos docentes no sentido de discutir as questões e produzir textos, trabalhos para a exposição em mural e abordagem durante as formaturas nos dias 16, pela manhã, e 17, pela tarde.


ALTERAÇÕES E AJUSTES NO CALENDÁRIO ESCOLAR

Publicado em 09 de junho de 2016

  • Plantão Pedagógico – 2º Bimestre – 30/07/2016 – Sábado letivo

 

  • Feira de Ciências – projetos de iniciação científica

       Data: 31/08/2016 – Quarta-feira

       A atividade valerá como trabalho em todos os componentes curriculares no 3º Bimestre.

 

  • Feira Cultural

       Data: 08/11/2016 – Terça-feira

       A atividade valerá como trabalho em todos os componentes curriculares no 3º Bimestre.

 

  • Trabalho Diagnóstico Multidisciplinar

       3º Bimestre – 22/08/2016 – Segunda-feira

       4º Bimestre – 01/11/2016 – Terça-feira


Projeto de revitalização da biblioteca do CME-PMRR

Publicado em 08 de junho de 2016

    Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura de obras literárias clássicas e contemporâneas, o colégio criou o projeto “leitura, coração do saber”, que tem início no 1º semestre de 2016.

         A primeira ação metodológica do projeto propõe a revitalização da biblioteca escolar por meio   da  doação  de  livros  paradidáticos,  sendo  assim  o  Colégio  está  solicitando  que  a 

comunidade escolar participe doando obras literárias clássicas ou contemporâneas.

         As doações  serão  coordenadas  pelos  professores  representantes de turmas de acordo com o calendário de dias e horários para recepção de cada turma/série.

         O calendário deverá obedecer o cronograma de acordo com o quadro abaixo:

Colégio Militar investe preparando alunos para ENEM

Publicado em 02 de maio de 2016

 

          O PROJETO PEDAGÓGICO: O ENEM e as áreas de conhecimento intituladoCME: MotivAÇÃO ENEM” é um projeto de extensão do Ensino Médio que tem planejado o início desde a primeira série estendendo-se até a terceira série.

              O objetivo é atender a estudantes Colégio da Polícia Militar de Roraima “Cel PM Derly Luiz Vieira Borges” que estão se preparando para o exame, além de promover reflexões interdisciplinares sobre temas diversos para os que desejam ingressar na Universidade Pública.

            A aula inaugural do projeto ocorreu no dia 27 de abril, no auditório da Academia de Polícia Integrada Cel. Santiago de 13h30min às 17h40min, contando com a presença do Dr. Abdon de Lucena, jovem advogado, que prestou seu depoimento sobre a determinação nos estudos. Além disso, ocorreu, ministrado pelos professores Wildmar Lima e Hérica do Valle, o primeiro “aulão” do CinENEM, parte do projeto que faz o estudo de documentários e tem a culminância numa produção textual.

          As próximas aulas ocorrerão uma vez por mês de acordo com calendário a ser divulgado.

Conselho Escolar do Colégio Militar Estadual.

Publicado em 29 de abril de 2016

 

O Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges realizará no próximo dia 07.05.16 (sábado) no horário das 08h00 às 10h00 a reunião para implantação do Conselho Escolar. A entidade terá por finalidade promover a dinamização e a autonomia da escola, abrindo espaço para participação de todos os segmentos da comunidade escolar, nas decisões relacionadas aos eixos pedagógicos, administrativos e financeiros, condizente com as necessidades e potencialidades da escola.

 

Para concorrer os membros devem inscrever suas chapas de acordo com as orientações constantes no Edital. Confira os detalhes no Edital clicando aqui.

Governadora garante construção do Colégio Militar.

Publicado em 21 de agosto de 2015

 

A governadora Suley Campos entregou a Condecoração Alamar aos alunos do Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (20). Confira os detalhes.